Pergunta Ambígua Negativa – Técnica de Leitura Fria Camuflada Para Extrair Informações

Como extrair informações sobre determinada pessoa apenas numa simples conversa casual? Existe uma técnica para camuflar essa extração? É sobre isso que vamos falar hoje, mais precisamente sobre a técnica Pergunta Ambígua Negativa da Leitura Fria…

Muitas pessoas quando se iniciam e passam a praticar técnicas de Leitura Fria se deparam com algumas dificuldades para extrair informações de pessoas que acabaram de conhecer. A técnica de Leitura Fria “Pergunta Ambígua Negativa” ajuda e muito a impressionar e extrair dados sobre determinada pessoa.

Essa técnica “Pergunta Ambígua Negativa” se resume a uma questão negativa de tom ambíguo e fraseado. Vamos ver como ela funciona? Confira logo abaixo…

Pergunta Ambígua Negativa – Técnica de Leitura Fria

Pergunta Ambígua Negativa - Leitura Fria

A técnica Pergunta Ambígua Negativa basicamente funciona ao você fazer uma pergunta ambígua negativa para criar uma espécie de acordo, após a aceitação e a entrada do cliente no frame, você pode estabelecer esse acordo e aprofundá-lo…

Na verdade, o mais interessante é que se o cliente concorda ou discorda (participa do acordo) já pode-se dizer que a aplicação dela já foi um sucesso. Vamos ao exemplo para você entender melhor…

Pergunta Ambígua Negativa – Frases de Exemplo

[1º – ESTABELECER ACORDO COM PERGUNTA AMBÍGUA NEGATIVA]

Leitor: Passando para assuntos de carreira, você não trabalha com crianças, não é?

Cliente: Não, eu não.

Leitor: Não, acho que não. Isso não é realmente o seu estilo…

Ou, alternativamente:

[ACORDO COM PERGUNTA AMBÍGUA NEGATIVA]

Leitor: Passando para assuntos de carreira, você não trabalha com crianças, não é?

Cliente: Eu trabalho sim, parte do tempo na verdade.

Leitor: Sim, eu pensei assim. Há uma forte afinidade com crianças indicando…

A ambiguidade negativa não é processada pelo cérebro. Isto significa que se for necessário, a parte negativa da pergunta simplesmente desaparece para nunca mais ser lembrada e a pergunta passa a fazer sentido independentemente do contexto. Por isso diz-se que o efeito foi um sucesso com a simples resposta do cliente de SIM ou NÃO.

Na minha experiência, este elemento é muito eficaz e funciona com quase todos os clientes.

SACADA IMPORTANTE: Você pode tornar a pergunta ambígua negativa ainda mais lúdica e enganosa.

Pergunta Ambígua Negativa – Potencializadores

Você pode fazer isso adicionando 3 POTENCIALIZADORES na frase:

1º Potencializador

O leitor reforça a resposta do cliente e realça o “fato” que eles estão completamente de acordo (reafirma o acordo).

2º Potencializador

O leitor oferece algum comentário reconfortante que deprecie suavemente a opção alternativa rejeitada pelo cliente (menosprezo suave).

3º Potencializador

O leitor expande-se sobre a questão, como se a pergunta inicial foi apenas preâmbulo incidental (expansão).

Bem, visto como potencializar vamos ao exemplo de utilização com potencializadores…

Exemplo de Utilização

Exemplo 1

[ACORDO – PERGUNTA AMBÍGUA NEGATIVA]

Leitor: Neste momento, quero seguir em frente e lidar com dinheiro e carreira. Você não trabalha no seu próprio negócio?

Cliente: Não, eu não.

Leitor: Não, acho que não. Tenho uma clara impressão de que você não estava nessa categoria…

[MENOSPREZO SUAVE E REAFIRMAÇÃO DO ACORDO]

Leitor: …Acho que não tens jeito para ser um destes empreendedores chamativos, egocêntricos, com tudo o que o estresse e a trabalheira. A maioria deles nunca chegam a lugar nenhum mesmo!…

[EXPANSÃO]

Leitor: Enfim, o motivo que eu senti que você trabalha para outra pessoa é que vejo uma mudança no relacionamento com seu empregador…

E o leitor continua para todo o mundo, como se ele soubesse que o cliente tinha um emprego regular. O fato de que de que ele realmente fez uma pergunta para descobrir isso é esquecido as pessoas ficam em silêncio.

Agora, vejamos a versão alternativa…

Exemplo 2

[ACORDO – PERGUNTA AMBÍGUA NEGATIVA]

Leitor: Neste momento, quero seguir em frente e lidar com dinheiro e carreira. Você não trabalha no seu próprio negócio?

Cliente: Sim, eu trabalho na verdade. Faz pouco tempo…

Leitor: Sim, eu pensei assim. É na verdade um aspecto claro de seu gráfico…

[MENOSPREZO SUAVE e REAFIRMAÇÃO DO ACORDO]

Leitor: …Não acho que você foi feito para ser apenas mais um escravo de um salário. Isso nunca poderia ser verdadeiramente gratificante para alguém como você. Você tem muita movimentação e muitas boas ideias próprias…

[EXPANSÃO]

Leitor: …De qualquer maneira, a razão pela qual eu peguei no fato de que você tem seu próprio negócio é que eu prevejo algumas muito boas perspectivas decorrentes de sua capacidade natural para desenvolver novas oportunidades…

E o simples desaparecimento da pergunta ambígua negativa marca um ponto outra vez para o vidente dotado!

Essa técnica é excelente para criar conexão, engajar um assunto e impressionar nos primeiros minutos da leitura, pois ela é capaz de criar conforto rapidamente sobre a crença do cliente acerca do que você, leitor, acha dele (ainda mais se ele tiver acabado de o conhecer).

Essa técnica também é muito útil no empilhamento de técnicas, como Jogo de Opostos e Fatos Triviais. Além de que é de fácil aplicação enquanto segue o método que ensino no 101 Frases de Leitura Fria. Muito fácil a utilização e com resultados incríveis…

Bem, se você já utilizou a técnica, vai utilizar, ou então gostou de saber da existência e vai observar se outras pessoas utilizam, ou tem alguma dúvida… curte aí, comenta sua experiência e deixa sua opinião!

Bacharel em Direito, Conciliador do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, Hipnólogo formado por Olimar Tesser, Practitioner de Hipnose, Estudioso da Área Linguagem Corporal, Microexpressões Faciais, Leitura Fria, Mentalismo e Vidência.

Gostou do artigo? Deixe um comentário:

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Site Footer

VÍDEO AULA GRÁTIS DE LEITURA FRIA
100% Grátis.
Definição, Técnicas e Prática