História da Leitura Fria

Como seria para você aprender uma técnica para criar uma espécie de conexão instantânea com qualquer pessoa? A história da Leitura Fria nos diz que essa ferramenta pouco estudada é excelente para quem está a procura de técnicas para aprender a ler e inserir pensamentos, contextos e crenças na mente das pessoas.

História da Leitura Fria

 

É bem provável que diversas das técnicas que irá aprender aqui no site já devam ter sido utilizadas nos tempos de Jesus Cristo (ou antes), Magos, Videntes, Médiuns, Mágicos, Ilusionistas, Mentalistas, normalmente quem trabalha na classe do “sobrenatural” não raramente utiliza-se de tais técnicas. Entretanto, vamos tomar como ponto inicial o século XVIII, quando a Leitura Fria ganhou grande importância, principalmente no campo dos espetáculos – então vamos falar da História da Leitura Fria?

Frases de Barnum

Phineas Taylor Barnum, que além de atuar no ramo empresarial, também fazia espetáculos circenses no Século XVIII, é quem nos presenteia com um efeito que ele descobriu e ficou muito famoso e conhecido pelas Frases de Barnum.

P.T. Barnum descobriu que quando se diz a alguém frases gerais, mas específicas em determinados pontos, o efeito gerado é expetacular. Para que você entenda, basicamente Barnum propôs que tais frases gerais (que podem ser usadas em qualquer pessoa), mas específicas sobre determinada personalidade/dor, quando racionalizadas causam espanto no sujeito que está sendo lido.

O Experimento de Forer

Entretanto, somente em 1.949 a Leitura Fria passou a ser estudada de forma mais racional e científica, quando o psicólogo Bertram Forer começou a estudar um efeito conhecido pelo “Engano da Validação Pessoal”.

Basicamente Forer propôs um complemento para a técnica utilizada por Barnum. Explico: quando você dá uma alegação tanto vaga, quanto específica sobre determinado alguém, a pessoa tende a lembrar e dar significância somente às alegações favoráveis, descartando as negativas e insignificantes. Como se o fato de o leitor ter tocado em determinada qualidade ou dor do sujeito que está sendo lido, desse a aquele um poder sobrenatural e mediúnico. O estudo que Forer realizou foi um marco para os amantes da Leitura Fria como nós, pois através deles descobrimos o efeito acima citado.

Tal estudo que levou ao descobrimento de do efeito foi realizado pelo psicólogo de maneira bem inusitada. Forer extraiu textos de um livro de astrologia, bem popular, e deu a um grupo de pessoas sem que os integrantes soubessem que estavam estavam com os mesmos textos. Cada integrante do grupo então foi designado a dar uma nota acerca das características que o texto trazia em comparativo com as sua própria personalidade e à vida que levavam. O resultado da pesquisa de Forer foi bem conclusivo, ele obteve que 80% das pessoas se identificaram extremamente com as características que lhes foram apresentadas, inclusive oferecendo pontuação maior ou igual a 4.5 em uma escala até 5.

Veja o texto utilizado por Forer em seu experimento logo abaixo:

Algumas de suas ambições tendem a ser fora do real. Às vezes você é uma pessoa extrovertida, sociável e amigável e às vezes você é uma pessoa introvertida e reservada. Você descobriu que não é sábio ser uma pessoa franca demais quando estiver se revelado a outras pessoas. Você tem orgulho de ter um pensamento independente e não aceita a opinião de qualquer um sem se contentar com provas. Você prefere uma certa quantidade de mudança e variedade e não gosta quando alguém te censura ou te limita. Às vezes você pensa muito sobre suas decisões e se você tomou decisões certas ou fez as coisas certas. Bem disciplinada e controlada por fora, você é uma pessoa que tende a se preocupar e ser ansiosa. Você tem problemas na sua personalidade, mas você geralmente é capaz de compensar esses problemas. Você tem uma grande capacidade que você não usa em sua vantagem. Você tem uma tendência em ser crítica demais com você mesma. Você tem uma necessidade de outras pessoas gostarem e admirarem você.

Resta esclarecer ainda que a influência do Efeito Forer não é limitado a uma classe de pessoas, ou aos mais ingênuos ou educados. As pesquisas de Forer são categóricas em afirmar que até mesmo quem possui um alto nível de educação está sujeito ao Efeito Barnum/Forer.

A partir dessa história da Leitura Fria diversas pessoas começaram a criar e aperfeiçoar métodos, momento em que uma comunidade inteira interessada na mente humana passou a encarar como uma excelente arma de persuasão, extraindo a conclusão de que ela é uma excelente ferramenta em termos de poder pessoal e profissional.

Próxima Etapa…

Bem, agora você já conhece a história e como foi que o aparecimento de outras técnicas de Leitura Fria além daquela de Barnum e o complemento de Forer. Que tal explorar um pouco sobre algumas Definições acerca do tema? Caso queira clique aqui

Se você quer se aprimorar mais ainda, especialmente sobre o Efeito Barnum e Forer, recomendo que clique aqui e confira meu material sobre 101 Frases de Leitura Fria, lá eu conto com mais detalhes como aplicar a técnica, totalmente passo-a-passo e com 101 frases de Leitura Fria extremamente eficientes…

Se você gostou desse conhecimento deixe um comentário aqui em baixo.

Qualquer dúvida estou à disposição…

Um grande abraço e até a próxima!

Bacharel em Direito, Conciliador do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, Hipnólogo formado por Olimar Tesser, Practitioner de Hipnose, Estudioso da Área Linguagem Corporal, Microexpressões Faciais, Leitura Fria, Mentalismo e Vidência.

Gostou do artigo? Deixe um comentário:

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Site Footer

VÍDEO AULA GRÁTIS DE LEITURA FRIA
100% Grátis.
Definição, Técnicas e Prática