Efeito Barnum – Técnica de Leitura Fria Pelas Frases de Barnum

Na Leitura Fria, o que é o Efeito Barnum? Como essa técnica pode ser utilizada? Quem criou o Efeito Barnum? O Efeito Barnum funciona mesmo? É sobre isso que vamos tratar aqui…

Leitura Fria – Efeito Barnum

Efeito Barnum

As frases de Barnum, assim como são chamadas, surgiu do circense P.T. Barnum, que no século XVIII usava e abusava de declarações artisticamente generalizadas que a maioria das pessoas, quando solicitadas, consideravam ser uma descrição razoavelmente precisa de si. Aqui está uma seleção:

– Você tem uma enorme necessidade de que as pessoas gostem de você e o respeitem;

– Você tende a acreditar que possui uma inteligência fora do comum, e que as pessoas não te dão todo o crédito por suas habilidades;

– Algumas de suas esperanças e objetivos tendem a ser bastante irrealistas;

– Você é um pensador independente e original. É muito difícil aceitar o que lhes disserem para acreditar.

Como dito, o nome dessas frases derivam um artista lendário. Essas declarações de Barnum foram objeto de pesquisa de vários estudiosos. Num dos estudos, os alunos receberam o que eles disseram ser leituras astrológicas individuais, com base nos signos e datas de nascimento. A grande maioria dos estudantes pontuaram o teste como altamente preciso.

No teste realizado, a maioria das pessoas acreditavam que essas informações haviam sido bem específicas, mas na realidade todos estavam com as mesmas frases sobre si. A leitura realizada pela pesquisa consistia em várias frases de Barnum organizadas e amarradas em um texto.

Obviamente, uma leitura feita desta forma poderia ser bastante limitada. No entanto, seria perfeitamente adequada para algumas situações.

Há artigos na leitura cética, conforme Ian Rownlands afirma, que sugerem a Leitura Fria ser um amontoado de frases de Barnum – o que é altamente enganoso.

As declarações de Barnum podem ser úteis para estabelecer uma conexão inicial, mas nem de longe pode ser tão precisa quando uma leitura mais profunda e com empilhamento de técnicas.

Além disso, é claro, podemos empilhar as próprias frases de Barnum, em algo que os grandes leitores chamam de “forking”.

Forking e Efeito Barnum

Para lhe explicar como empilhar as frases vou utilizar um exemplo:

Leitor: Você tende a ser bastante autocrítico…

Se o cliente parece estar amplamente de acordo, o leitor pode desenvolver, reforçar ou aprimorar a ideia:

Leitor: Muitas vezes você pensa muito sobre erros e deficiências que acredita possuir, mas que outras pessoas não se preocupariam. Em alguns momentos você tem uma tendência de ser seu pior inimigo, a respeito do seu lado autocrítico você criou uma espécie de personagem que em mais de uma ocasião você já o incorporou…

Por outro lado, se o cliente parece rejeitar a declaração inicial, o leitor pode desenvolver o mesmo tema na direção oposta, assim:

Leitor: Mas esta tendência é aquela que aprenderam a superar, e nos dias de hoje raramente vem à tona. Você aprendeu a aceitar a si e soube se conciliar com sua própria imagem pessoal, sobre seus dons e habilidades. Você já aprendeu quão prejudicial pode ser ser muito auto-crítica, e todo o crédito por ter amadurecido passado a fase de auto-crítica é seu.

Em outras palavras, o leitor está preparado para seguir cada instrução de Barnum, com uma das duas declarações suplementares, para reforçar a idéia inicial ou revertê-la. Desta forma, as puras e simples declarações de Barnum podem fornecer a base para algumas leituras relativamente sofisticadas.

De qualquer forma espero que essa explicação tenha sido útil.

Eu mesmo já escrevi 101 Frases de Leitura Fria (confira aqui), frases prontas para uso. O mais interessante é que à medida que você vai criando as suas próprias frases, você vai internalizando o processo que eu ensino no material e vai rapidamente lembrar quando for preciso. É um sistema bem simples, mas muito eficaz…

No mais entre no nosso Grupo Oficial de Leitura Fria Brasil. Contribua para o crescimento do Leitura Fria Brasil com seus artigos e relatos sobre o tema!

Um grande abraço…

Bacharel em Direito, Conciliador do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, Hipnólogo formado por Olimar Tesser, Practitioner de Hipnose, Estudioso da Área Linguagem Corporal, Microexpressões Faciais, Leitura Fria, Mentalismo e Vidência.

Gostou do artigo? Deixe um comentário:

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Site Footer

VÍDEO AULA GRÁTIS DE LEITURA FRIA
100% Grátis.
Definição, Técnicas e Prática